A Oficina de Direito e Cidadania do Projeto Ser Social, da Associação dos Magistrados do Paraná, coordenada e ministrada pelo Juiz André Carias de Araujo, encerrou suas atividades no mês de dezembro de 2017, com balanço positivo de suas atividades.
Durante o ano de 2017, os encontros ocorreram quinzenalmente mesclando as atividades de cidadania e direitos do cidadão, com aulas de formação básica em inglês. As atividades de cidadania abarcaram aulas sobre direitos fundamentais, direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, estrutura de Poderes, conflitos e formas auto-compositivas de solução (mediação, conciliação e justiça restaurativa), inclusive com a realização de diversos círculos de construção de paz com alunos, pais e professores. Por sua vez, as aulas de inglês tiveram por objeto noções básicas da língua estrangeira, com exposição teórica de conteúdo e dinâmicas realizadas com utilização de vídeos, filmes e músicas.
A Oficina contou com a presença e apoio de convidados como a Psicóloga Viviane Zanco, as estudantes de Direito Priscila Rodrigues e Flávia Moresco Pelle, a assistente social Heloisa Manesco, Maíra Macedo Marques, e do tetra campeão mundial de jiu-jitsu Sérgio Moraes, que contou aos jovens sua história de superação e vitórias.
Durante o ano, também, a Oficina promoveu a arrecadação de novos livros para a biblioteca do Projeto e desenvolveu atividades de incentivo à leitura.
O coordenador da Oficina, André Carias, avalia os resultados de forma muito positiva, apontando o engajamento dos alunos como fator de destaque. Afirma o magistrado: “Nosso compromisso na Oficina é com o desenvolvimento da educação. Trabalhamos para que jovens, independente de condições financeiras e sociais, desenvolvam habilidades e conhecimentos para ter sucesso na escola e na sua vida.”